terça-feira, 8 de abril de 2014

Joaninha, Coleópteros, família Coccinellidae.


Boa tarde!!!

Paz e Amor!!!

Em meu jardim encontrei essa linda joaninha, pena que eu e minha câmera não ajudamos muito!!! Rsrsrs 

Aqui está essa bella Joaninha que alegrou meu dia com seu jeitinho especial de ser!!!

Ceará-Brasil.  


Joaninha.


Joaninha é o nome popular dos insetos coleópteros da família Coccinellidae.

 Os cocinelídeos possuem corpo semiesférico, cabeça pequena, 6 patas muito curtas e asas membranosas muito desenvolvidas, protegidas por uma carapaça quitinosa que geralmente apresenta cores vistosas. 

Podem medir de 1 até 10 milímetros, vivendo até 180 dias. Como os demais coleópteros, passam por umametamorfose completa durante seu desenvolvimento; seus ovos eclodem em 1 semana e o estágio larval é de 3 semanas, durante o qual o inseto já apresenta a mesma alimentação do adulto (imago). 

As larvas, geralmente, tem corpo achatado e longo, com tubérculos ou espinhos e faixas coloridas ao seu longo. Possui duas antenas que servem para sentir o cheiro e o gosto. 

Há cerca de 4500 espécies na família, distribuídas por 350 géneros, distinguíveis pelos padrões de cores e pintas da carapaça.

As joaninhas são predadores no mundo dos insetos e alimentam-se de afídeos, moscas da fruta, pulgões, piolhos da folha e outros tipos de insetos, a maioria deles nocivos para as plantas. 

Uma vez que a maioria das suas presas causa estragos às colheitas e plantações, as joaninhas são consideradas benéficas pelos agricultores. 

Apesar da grande utilidade, estes insetos sofrem ameaça dos agrotóxicos utilizados pelos agricultores em suas plantações, embora a maioria das espécies não seja considerada como ameaçadas.

As joaninhas podem ser consideradas bichos de jardim por que elas ficam nas folhas dos jardins.
















Bem, não sei se essas duas fotos pode ser consideradas como Joaninha, acho que se trata de outro inseto, na dúvida, vou pesquisar quando eu souber eu falo, ou, escrevo!!!Rsrsrs



















Nenhum comentário:

Postar um comentário